sábado, 18 de dezembro de 2010

Gatinhos para adoção


Esses três gatinhos (dois machos e uma fêmea) estão para adoção. Terão castração gratuita e obrigatória quando atingirem a idade para o procedimento. Interessados entrar em contato com Priscila pelo e-mail prikrodi@hotmail.com


TODOS FORAM ADOTADOS!!!!!

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Vídeo institucional

Os estudantes do Cesnors, que estão prestando uma valiosa contribuição à AMAA, fizeram um vídeo institucional para sensibilizar a comunidade para a questão dos animais sem dono que vagam pela Cidade.

Vale a pena conferir o excelente trabalho dessa equipe:

sábado, 4 de dezembro de 2010

Castrar é proteger

A superpopulação de cães e gatos é, hoje, uma triste realidade e ocasiona o abandono de animais indesejados (adultos, idosos e filhotes), os quais passam fome, frio e ficam sujeitos a atropelamentos, agressões e morte prematura. Ainda mais cruel é a prática, ainda comum, de os donos matarem os filhotes logo que nascem.

Os felinos se reproduzem a cada três meses e os caninos, de seis em seis meses. Portanto, em alguns anos, um único exemplar e seus descendentes são capazes de gerarem milhares de outros animais.

O problema é que não existem bons lares para todos esses animais e os que sobrevivem nas ruas após terem sido abandonados à própria sorte, acabam tornando-se animais tido como “errantes”, que podem transmitir doenças a outros animais e às pessoas.

Assim, a castração precoce de cães e gatos vem sendo propagada, inclusive pela Organização Mundial de Saúde – OMS, como o método mais eficaz de controle populacional.

A esterilização elimina de forma permanente a capacidade reprodutiva do animal. Nas fêmeas, consiste na retirada do útero, tubas uterinas e ovários. Nos machos, o procedimento é a retirada dos testículos.

A castração é um procedimento benéfico para os animais, pois aumenta a expectativa de vida, diminui o risco de doenças, evita a transmissão de doenças hereditárias e elimina a chance de o animal adquirir tumor venéreo transmissível.

Além disso, nas fêmeas, evita infecção uterina (piometra), a gravidez indesejada e outros incômodos do cio, como a “miação” das gatas e o sangramento das cadelas. É importante destacar que, se realizada antes do primeiro cio, diminui em até 95% a chance de ter tumores de mama.

Nos machos, elimina ou diminui a marcação com urina de vários lugares da casa, diminui o cheiro forte da urina dos gatos, previne tumores na próstata e evita brigas e fuga atrás das fêmeas no cio.

Por todas essas razões, a Associação dos Melhores Amigos dos Animais – AMAA apoia e recomenda a castração de cães e gatos, machos e fêmeas. Procure um veterinário, agende a castração e proteja o seu animal!